papel principal- a nobreza da gravura

Papel Principal (A Nobreza da Gravura)
Abril e maio de 2016
Fizzy blue + Fran's café

Arte, design, moda e cultura. O mote é mostrar a importância da gravura no contexto da arte e da decoração de ambientes. São tantas as modalidades da gravura, que ela se tornou aquela conhecida da qual pouco se sabe. Múltiplo de uma obra de arte, é reproduzida a partir de uma matriz, sendo cada uma dessas reproduções nomeada, datada, numerada e assinada pelo artista. O que a diverge de um pôster é o fato de que este resulta de processo gráfico automático, em larga escala, sem a intervenção (e, muitas vezes, sem o conhecimento) do artista. Cada gravura é única e conta com a perícia da reprodução, com a fidelidade das cópias, com o processo artesanal – da confecção da matriz ao resultado final da imagem impressa no papel – e com a presença do artista em cada etapa e em cada obra, corrigindo-a e aprovando-a.
Assim, uma obra de artista renomado, que pode valer cem mil reais, dá direito à existência de uma gravura, cuja imagem é praticamente similar à original – mas também única - com preço acessível de um ou dois mil reais. A gravura ocupa desde sempre lugar de destaque na produção dos artistas, por conta das operações sofisticadas, nas diversas técnicas de reprodução, como a gravura em metal, a litografia, a xilografia, o linóleo e a serigrafia.

Neste dia especial, a artista Lygia Eluf, fundadora do Centro de Pesquisas em Gravura do Instituto de Artes da Unicamp, vai falar sobre esta arte tão importante. Lygia é professora titular de desenho na Unicamp, graduou-se pela USP, desenvolve pesquisas e expõe regularmente no Brasil e exterior há quase 40 anos. Foi, prêmio Jabuti e coordenadora da elaboração dos livros de artistas contemporâneos brasileiros da Folha de São Paulo.

Neste projeto, a curadora Ligia Testa expõe 50 gravuras emolduradas e 100 sem moldura, além de reproduções em echarpes de seda pura. Os artistas escolhidos são renomados: Aldemir Martins, Antonio Poteiro, Burle Marx, Carybé, Cícero Dias, Eduardo Sued, Fukuda, Gonçalo Ivo, João Machado, Juarez Machado, Lygia Eluf, Manabu Mabe, Paulo Calazans, Rubens Ianelli, Wakabayashi e outros.

ligia testa