PALIMPSESTO MÁGICO -São Paulo

vernissage.jpg

Egas Francisco apresenta a exposição"Palimpsesto Mágico". Composta por mais de 120 esboços que foram pintados durante sessões de terapia com o psicanalistas Isac Karniol. Eles viraram tema do livro homônimo assinado por Isac e Patrícia Karniol, que será lançado durante a mostra.

“Diferente da arte que me tornou conhecido, os esboços foram produzidos durante as sessões de terapia, embora nem sempre tivesse a ver com o que foi discutido. A intuição está acima de tudo, são trabalhos espontâneos, feitos de imediato. Em um encontro às vezes chegava a fazer 4 esboços”, conta Egas Francisco. Para ele, uma obra de arte pode ser vista sob duas perspectivas: a ótica da estética como obra de arte propriamente dita e como tradução dos sentimentos mais profundos de uma pessoa. “São muito interessantes, inteligentes e verdadeiras as análises feitas pelo Isac do ponto-de-vista terapêutico, que é bem diferente da análise estética”, complementa.
Para psicóloga e psicanalista Patrícia Karniol, o termo esboço, utilizado pelo artista, representa “a essência da obra, a ideia primitiva dos primeiros rabiscos feitos pelo inconsciente antes mesmo da consciência vir à tona. A exposição e o livro Palimpsesto Mágico mostram o processo da expressão do subjetivo e do inconsciente e o resultado de todo o trabalho da desconstrução e reconstrução do modelo mental”.
“Apresentamos uma temática inusitada e inédita, que é a abordagem da arte e da psicanálise juntas. A obra de Egas é uma das mais intensas, intempestivas e emocionais da atualidade. A mostra leva arte, cultura e conhecimento para o público”, diz Ligia Testa, que assina a curadoria do evento.
A abertura ainda contará com a apresentação de Nina Ximenes e Wagner Amorosino com voz e violão para envolver o público.

Além da mostra citada e do lançamento do livro, são apresentadas 10 grandes telas inéditas.

EGAS FRANCISCO, neste evento cultural - Arte & Psicanálise - mostra sua extrema generosidade:

ele desnuda a alma na terapia e a entrega em forma de esboços belíssimos para nos encantar.

SERVIÇO:

Exposição Palimpsesto Mágico

Local: Joh Mabe Espaço Arte & Cultura

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4225 – Jd. Paulista – São Paulo / SP

Visitação: 30/09 a 11/10/19 – Horários: Segunda a sexta (10h às 18h) e sábado (10h às 14h)

NA MÍDIA:

Portal Estadão E+

Portal Estadão E+

Sonia Racy/ Estadão

Sonia Racy/ Estadão

Guia da Folha

Guia da Folha




ligia testa